terça-feira, 21 de janeiro de 2014

O Credo Apostólico

Creio em Deus Pai, Todo-poderoso, Criador do Céu e da terra.

Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao Céu; está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Universal; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; na vida eterna. Amém.

O Credo apostólico é um dos mais importantes documentos de fé da Igreja Cristã. Ele foi elaborado em meados do século primeiro e, segundo a tradição, é de autoria dos doze apóstolos de Cristo. Segundo os historiadores, somente no sexto século da era cristã é que o Credo Apostólico foi utilizado largamente na liturgia das igrejas cristãs.

As declarações de fé do Credo Apostólico são verdadeiras pérolas da doutrina cristã e a ênfase maior é na Cristologia (estudo acerca de Cristo), por isso deve ser conhecido e apreciado pela Igreja do Senhor.

Segundo a Santa Palavra de Deus uma declaração de fé faz-se necessário para a iniciação da vida cristã e para testemunho da fé, senão vejamos: “Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, a saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação” Rm 10.8-10. Veja ainda a declaração de fé do eunuco, tesoureiro de Candace, rainha etíope, registrado no livro de Atos, quando ele perguntou a Felipe o que o impedia de ser batizado após Filipe ter lhe falado de Jesus. Filipe disse-lhe que era lícito o batismo se ele cresse em Cristo de coração; e ele confessou: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus” (At 8.36-38).

Os israelitas antigos tinham também uma declaração de fé que norteava o seu viver: “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor” Dt 6.4.

Pretendemos pela graça divina estudar o Credo Apostólico no culto de estudo bíblico das quintas-feiras e, para isso, convidamos toda a Igreja a se fazer presente a fim de conhecer esse precioso documento da fé cristã. Não temos dúvida nenhuma de que esse estudo irá contribuir para o nosso crescimento espiritual. Aproveitem!

Pr. Eudes Lopes Cavalcanti 

Nenhum comentário:

Postar um comentário