Dando continuidade ao estudo do Credo Apostólico no que se refere à Cristologia, neste boletim iremos tratar do senhorio de Cristo, conforme professa o Credo: Creio em Jesus, seu único Filho, nosso Senhor.
Aprouve ao Conselho da Santíssima Trindade determinar que o Filho de Deus fosse designado Senhor de tudo e de todos. “Saiba, pois, com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo” At 2.36. “Foi para isto que morreu Cristo, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos” Rm 14.9.
A palavra Senhor nas Sagradas Escrituras quando se refere a Cristo não tem a conotação de nossa língua que é um tratamento respeitoso a quem é casado e tem idade avançada, e sim é uma referência a quem tem direitos sobre os seres humanos (direito de criação e redenção) e sobre todo o restante da criação (direito de criação).
No Antigo Testamento duas palavras são utilizadas como Senhor quando se refere ao Deus Verdadeiro: Adonai, que significa aquele que é dono e governador de todos os homens e Yavé que significa a mesma coisa de Adonai acrescido de que Yavé trata graciosamente com os seus servos, ou seja, Yavé é o Deus que é dono e governador de todos os homens, e que os trata com graça e misericórdia.
Na leitura do Antigo Testamento quando encontramos Senhor (S maiúsculo) é porque no original é Adonai.
Quando encontramos SENHOR (todas as letras maiúsculas) é porque traduz Yavé.
No Novo Testamento a palavra utilizada como Senhor quando se refere a Cristo é Kyrios que significa a mesma coisa de Yavé do Antigo Testamento. Jesus é o Kyrios do Novo Testamento ou o Yavé do Antigo Testamento.
No hino cristológico encontrado em Filipenses, Paulo após tratar do estado da humilhação de Cristo, trata do Seu estado de exaltação e nesse estado é enfatizado o Senhorio de Cristo. “Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai” Fp 2.9-11.
O Senhorio de Cristo no Novo Testamento é patenteado em diversos textos. Ele é identificado como Senhor do Universo e especialmente Senhor da Sua Igreja. “O qual está a destra de Deus, tendo subido ao céu; havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências” 1 Pe 3.22. “Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou” Jo 13.13. Isto quer dizer que Cristo tem o domínio e o controle de todas as coisas. Ele é o Senhor do Universo. No Apocalipse, por exemplo, Cristo é reconhecido como Rei dos reis e Senhor dos senhores (Ap 19.16), estando-lhes sujeitas todas as coisas.Ele está escrevendo a História. Ele é quem desata os sete selos do livro de Apocalipse (Ap 5; 6; 8.1) onde se encontra delineado o programa de Deus para a humanidade e para a Igreja entre a primeira e a segunda vinda de Cristo.
No que se refere à Igreja, o povo de Deus da nova dispensação, nada acontece na vida dos seus servos sem o consentimento do Senhor da Igreja ou mesmo sem uma ordem expressa sua. “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto” Rm 8.28.
Assim sendo, professemos de coração a nossa fé em Cristo, curvemo-nos diante de Sua soberania, submetamo-nos as Suas diretrizes e O sirvamos de coração, pois Jesus Cristo é o Adonai e o Yavé do Antigo Testamento e o Kyrios do Novo Testamento. Essa é uma das razões porque Paulo cantou: “Que diremos pois a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” Rm 8.31.
Pr. Eudes Lopes Cavalcanti
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